Quando uma empresa não estabelece e não acompanha os indicadores de desempenho adequados, elas literalmente se colocam em posição de tomar decisões embasadas apenas no acaso.
São os indicadores de desempenho que demonstram a eficiência com que uma empresa está atingindo os principais objetivos de negócios.
Neste artigo, você conhecerá importantes métricas para mensurar e avaliar a efetividade de suas ações. Acompanhe!
Por que os indicadores de desempenho são importantes?
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”. Essa frase de Deming talvez seja um dos maiores mantras da administração moderna.
Os indicadores de desempenho são valores mensuráveis e possíveis de serem apurados de forma contínua, que demonstram a eficiência com que uma empresa atinge os principais objetivos do negócio.
Esses indicadores demonstram a evolução (ou não) das ações que a organização estabeleceu para alcançar as metas. Podem estar no nível da empresa como um todo, mas, também, das áreas, das equipes e, até, do próprio indivíduo, medindo sua capacidade de realizar suas atividades.
Devem ser avaliados em períodos de tempo específicos e sempre comparados com métricas de desempenho anteriores ou com padrões estabelecidos no mercado, com os patamares alcançados pelos concorrentes diretos ou por aqueles que realizem atividades correlatas.
Os indicadores de desempenho podem ser, portanto, utilizados para medir sua capacidade de produzir ou de prestar serviços, no que tange à quantidade de realizações.
Contudo, também podem estar orientados à sua produtividade (fazer mais com menos) e à qualidade do que você faz, tanto em termos absolutos (conformidade), quanto na percepção do seu cliente (satisfação).
Quais os principais indicadores?
A seguir, confira 4 principais indicadores utilizados pelas empresas.
1. Net Promoter Score (NPS)
O NPS está relacionado à satisfação e lealdade. É muito interessante, pois pode ser aplicado tanto aos seus clientes quanto aos seus colaboradores. Descobrir o seu NPS é uma das melhores maneiras de referenciar o crescimento da empresa em longo prazo.
Para determinar sua pontuação do NPS, envie pesquisas trimestrais com uma pergunta básica: “de 0 a 10, qual probabilidade de você recomendar essa empresa, seus produtos e serviços a alguém que você conhece?”
2. Turnover
O turnover é um dos mais importantes indicadores de recursos humanos, pois está relacionado à capacidade de a empresa reter profissionais. Para determinar seu índice de turnover, pegue o número de funcionários que saíram da empresa em um dado período (normalmente em um mês) e divida pelo número médio de funcionários.
Se você tem um turnover alto, passe algum tempo examinando sua cultura no local de trabalho, pacotes de emprego e ambiente corporativo. É fundamental compreender e atuar nas causas que motivam os colaboradores a trocar de empresa.
3. Custos
Para calcular todos os custos, é importante determinar qual é o seu negócio. Podemos trabalhar com o CPV, ou custo do produto vendido; CSV, ou custo do serviço vendido; e o CMV, ou custo da mercadoria vendida. Ou seja, depende se sua empresa é uma indústria, um prestador de serviços ou um comércio.
É fundamental verificar todos os componentes de custo e diferenciá-los das despesas. Dessa forma, é possível conhecer sua margem operacional (receitas líquidas-custos) e determinar as melhores formas de se tornar mais produtivo e superar sua concorrência.
4. Dias de inventário
O número de dias de vendas de estoque (DSI, sigla em inglês) é um importante indicador do nível de atividade de um negócio. Ele mede quantos dias um dado item em estoque leva para ser vendido. É calculado tomando o inverso da taxa de rotatividade de estoque multiplicada por 365. Quanto menor o DSI, melhor.
Porém é fundamental conhecer a realidade do setor de atuação. Por exemplo, empresas de alimentos precisam ter DSI muito mais baixo do que uma indústria automobilística.
Os indicadores de desempenho são ferramentas imprescindíveis para mensurar e avaliar se as ações praticadas em determinada empresa dão resultado e se a organização está no caminho certo para o sucesso.
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