A teoria da administração define que o papel da condução das organizações é de responsabilidade dos administradores, que devem ser capazes de liderá-las rumo aos seus objetivos. Nesse sentido livros de liderança proporcionam um ótima fonte de conhecimento e informação para lidar com os desafios diários da gestão.
O administrador não deve basear seus relacionamentos interpessoais no mundo corporativo nem a gestão das suas equipes em meros achismos. É preciso ter um mínimo de bagagem sobre comportamento humano e teoria motivacional, entre outros aspectos que interferem diretamente no ambiente de trabalho.
Diante disso, listamos 6 obras incríveis que abordam aspectos essenciais de gestão de equipes, propósito e motivação, no ambiente de trabalho e fora dele. Acompanhe!
1. “O Gestor Eficaz”
Considerado o pai da administração contemporânea, Peter Drucker é autor de outros 30 livros e muitos deles são best-sellers, como o livro “O Gestor Eficaz”. O autor parte do princípio de que a meta do gestor é ser eficaz em suas ações. Considerando a eficácia algo que pode ser aprendido e otimizado, Drucker reúne suas experiências de décadas em um manual prático para gestores que almejam um desempenho acima da média.
2. “A Arte da Guerra”
Dentre todos os livros de liderança aqui citados, esse talvez seja o mais famoso no mundo corporativo. Independentemente de sua função — empreendedor, funcionário operacional ou gerente — esse livro é para você. Escrito pelo general estrategista chinês Sun Tzu no século IV a.C., a obra ensina que a vitória em uma batalha se inicia muito antes da luta em si. Para o autor, as chaves do sucesso em uma guerra são o planejamento e a preparação.
3. “Drive”
Escrito por Daniel H. Pink e publicado em dezembro de 2009, “Drive” é o quarto livro de não ficção do autor. Na obra, ele apresenta seus argumentos sobre o funcionamento da motivação como algo intrínseco ao ser humano. Dividindo a motivação em aspectos como autonomia, propósito e domínio, Pink ensina sua aplicação na transformação das empresas e também na automotivação das pessoas.
4. “Empresas feitas para vencer”
Um conteúdo de alta qualidade desenvolvido por Jim Collins. O autor se dedica ao estudo de como algumas empresas alcançaram o sucesso em seus mercados enquanto outras, que partiram de uma mesma situação, ficaram no meio do caminho. O foco do livro é descrever formas e estratégias de crescimento, algo de extremo valor para empreendedores que almejam a evolução de suas empresas.
5. “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”
Com mais de 50 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, esse clássico escrito por Dale Carnegie em 1936 continua no topo dos mais vendidos em liderança e gestão, em muitas das maiores livrarias do mundo. Segundo o autor, 85% do sucesso de uma empresa depende do bom uso da comunicação e motivação dos grupos de trabalho, por parte de seus gestores. A leitura da obra é fundamental para quem exerce a liderança de equipes.
6. “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”
Essa obra, publicada em 1989, é focada na mudança dos hábitos, com o intuito de mudar o comportamento. O objetivo é buscar a eficiência mental, social e relacional. O autor, Stephen R. Covey, procura transmitir ensinamentos capazes de promover mudanças de dentro para fora, ou seja, da maneira interna de pensar para o comportamento externo e as relações interpessoais.
Os livros de liderança aqui citados são apenas uma amostra que serve de ponto de partida nos estudos. Existe um grande número de obras de qualidade disponíveis, que vão contribuir para o aperfeiçoamento do gestor. Lembre-se de que profissionais zelosos devem adotar o aprendizado continuo na área.
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