Passamos por uma fase de digitalização de processos e essa modernização também chegou à esfera administrativa e jurídica. É importante manter a integridade dos documentos, e a assinatura digital é uma excelente alternativa para isso.
Ela é o tipo mais seguro e avançado de assinatura eletrônica, oferecendo alto nível de confiabilidade sobre a identidade do responsável e garantindo a autenticidade dos documentos. Quer entender melhor como funciona? Continue a leitura!
O que é a assinatura digital?
Ela adota o mesmo conceito da assinatura tradicional, funcionando como elemento identificador e assumindo o papel de uma “impressão digital” eletrônica. O objetivo é garantir a autenticidade dos documentos e a integridade dos dados.
Esse tipo de assinatura carrega o mesmo vínculo jurídico de uma feita em papel. Desde a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil), os documentos digitais passaram a ser válidos juridicamente em todo o país, sendo aptas a substituir as transações em papel, o que diminui os gastos com emissão e armazenamento de documentos.
Por que a assinatura digital é considerada tão segura?
Elas passam por um processo de autenticação no qual os signatários devem comprovar sua identidade com nome de usuário, senha, data de nascimento e até mesmo o número da previdência social. Todas essas informações são vinculadas a um documento. Por isso, qualquer alteração ou tentativa de fraude é facilmente detectada.
As assinaturas digitais utilizam um certificado produzido com o uso de chaves criptográficas que geram uma sequência de algoritmos lógicos associando o autor àquele registro de maneira única em cada documento assinado.
Qual a diferença entre assinatura eletrônica e digital?
A assinatura eletrônica pode ser confundida com a assinatura digital, porém tratam-se de elementos distintos. Enquanto esta exige um processo de identificação e formalização realizado anteriormente, aquela se refere a qualquer aceite on-line anexado a um registro, que não é necessariamente criptografado.
Até mesmo um nome digitado pode ser identificado como assinatura eletrônica. Justamente graças a essa facilidade, ela é mais vulnerável do que a digital e não tem o mesmo peso jurídico.
Como obter uma assinatura digital?
Para obter uma assinatura digital, é necessário procurar uma Autoridade Certificadora. Após a solicitação e o pagamento de uma taxa, é preciso escolher o tipo de certificação e validá-la presencialmente, com a apresentação de todos os documentos exigidos no processo e cadastramento biométrico.
Como a assinatura digital pode ser usada?
Esse mecanismo pode ser utilizado em âmbito governamental, em documentos eletrônicos e pessoais, como:
- procurações;
- relatórios;
- notificações;
- resultados de exames;
- operações bancárias;
- folha de pagamento;
- contrato de compra e venda, entre outros.
O uso da assinatura digital vem como alternativa para regularizar os processos realizados por meio eletrônico, cada vez mais comuns nas negociações entre pessoas físicas e jurídicas.
Gostou deste post? Agora que você sabe o que é esse mecanismo reconhecido legalmente, como ela aumenta a segurança das atividades, a maneira de obtê-la e usá-la, siga nossos perfis no Facebook, LinkedIn e Instagram para receber mais informações sobre como melhorar sua gestão de documentos.
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