Preservação digital

O que é

Em linhas gerais, preservação digital é o esforço em manter acessível uma informação à longo prazo digitalmente. A preservação é a matriz do que tutela a memória das instituições, pessoas ou coisas.
Para além da memória, a preservação digital é importante principalmente para os documentos de guarda longa e/ou permanentes, que possuem valor probatório e jurídico que poderá ser consultado a qualquer momento em um prazo longo de tempo.
A preservação digital abrange uma vasta gama de atividades, desde o armazenamento até à transformação, dependendo do caso ou instituição. As estratégias de preservação digital devem superar as limitações dos recursos digitais, como a fragilidade dos suportes de armazenamento magnéticos ou ópticos. Como no papel, há que se garantir o acesso às informações independente do seu formato e meio. Esse é um grande desafio das instituições, manter os documentos digitais em repositórios seguros e que garantam leitura à longo prazo.

Como fazer

Para implementar a preservação digital de documentos em arquivos é necessário trabalhar diversas frentes da gestão documental, tais como: a migração, o encapsulamento, a adoção de padrões e protocolos de criação e uso de documentos, a adoção de política de gestão documental e tecnologia, e principalmente, a aquisição de sistemas de gestão arquivística de
documentos (SIGAD, GED, ECM) e repositório digital confiável (RDC-Arq) dotados de requisitos de segurança e em conformidade com a lei e parâmetros internacionais.


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *