A fraude empresarial, infelizmente, tem se tornado algo corriqueiro. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa, as fraudes digitais trouxeram um aumento no prejuízo de 72% para os negócios on-line. Essas perdas geralmente são consequência de ataques de origem e tomada de controle.
Mesmo que sua empresa seja física, a preocupação não diminui. Afinal, certamente você conta com algum tipo de armazenamento digital dos dados de seus clientes e outras informações sensíveis. Quer saber como evitar esse problema? Então, continue a leitura!
O que é fraude corporativa?
Para entender melhor o que é fraude corporativa, precisamos partir do conceito de fraude ― uma atitude intencional, de má fé, praticada por um ou mais indivíduos para obterem vantagens injustas sobre outras pessoas.
A partir dessa definição, fica mais fácil entender o que é a fraude empresarial: qualquer ato ou omissão intencional para prejudicar uma corporação a fim de obter alguma vantagem. Para evitar esse problema, é necessário trabalhar com afinco a gestão de riscos, reforçando a proteção de arquivos digitais e analógicos, além de políticas internas voltadas à ética.
Como evitar a fraude empresarial?
Destacaremos na sequência alguns passos que vão evitar o problema e aumentar a segurança da organização.
1. Realize auditorias periódicas
A realização de auditorias é uma excelente maneira de evitar as fraudes. Trata-se de uma avaliação cuidadosa dos processos internos, identificando vulnerabilidades e falhas. Essa auditoria é demorada e trabalhosa, mas importante para manter as práticas corporativas bem-afinadas e evidenciar qualquer desvio.
2. Conte com um sistema ERP
Com o uso de um bom sistema ERP, além de maior precisão nos dados, é possível determinar senhas e logins para o acesso às informações e emitir relatórios e análises com mais segurança
Embora os programas Office também contem com esse recurso, o nível de vulnerabilidade é maior. A contratação de um software eficiente, além de aumentar a proteção, promove a integração de dados e favorece a gestão da empresa.
3. Adote a descentralização
Alguns levantamentos mostram que a maioria das fraudes são cometidas por funcionários. Por isso, deixar boa parte do controle do processo nas mãos de uma única pessoa pode ser uma ameaça, permitindo que o colaborador acoberte suas próprias ações. Procure descentralizar as atividades e promover revisões constantes para evitar isso.
4. Faça avaliações de ética
Com a crescente preocupação sobre o assunto, algumas empresas são especializadas na avaliação da ética dos colaboradores. É uma ferramenta bastante interessante, que pode ser usada durante o recrutamento e seleção e também em processos internos de sucessão.
Analisar a propensão a atos ilícitos dos candidatos é uma maneira de evitar promoções ou contratações equivocadas de pessoas que possam prejudicar a empresa futuramente.
A adoção dos passos que sugerimos está associada a uma gestão mais transparente e segura, importante para os dias atuais nos quais lidamos com um alto volume de informações e ritmo acelerado das atividades. Essa transparência é o primeiro passo para evitar a fraude empresarial e os consequentes prejuízos.
Você tem alguma prática voltada à segurança em sua empresa? Deixe um comentário com suas experiências e impressões!
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